Como se faz um chapéu?

Acho chapéu um acessório muito elegante e, sempre que vejo fotos antigas em que itens como este são comuns, acho que as pessoas deveriam investir mais em enfeitar a cabeça. Na última terça-feira visitei um museu de chapelaria em Chazelles, uma cidade francesa conhecida pela tradição na produção de chapéus.

O processo de fabricação é muito interessante e começa com a chegada dos pêlos de coelho, material essencial na produção dos chapéus de feltro. Aqui vem uma informação curiosa: sim, é preciso matar os bichinhos para retirar a matéria-prima, porém o uso do material na produção de chapéus aconteceu porque a pele e os pêlos do animal sobravam nos matadouros, já que a carne é muito apreciada por aqui. Ou seja, dá na mesma que usar o couro do boi para fazer sapatos e comer um churrascão no domingo.

O processo de feltragem da lã é bem complicado, já que exige água quente e vapor o tempo todo. Parte é feita à mão e para o restante usam-se máquinas. Depois desses processos o material fica tão compactado que fica praticamente impermeável. Todos os chapéus começam como um “bell”, ou sino. É o material feltrado em um formato de cone, similar a um sino, que depois pode ser transformado em diversos formatos de chapeu. Atualmente não existe nenhuma empresa na França que produza os bells, são todos importados de outros países europeus.

Pra transformar o formato inicial nos acessórios para a cabeça usa-se novamente vapor e moldes de madeira (e as mãos). Depois é só aparar as bordas e colocar fita ou outro tipo de enfeite e o chapéu tá pronto pra deixar qualquer look mais glamuroso.

Anúncios

3 comentários sobre “Como se faz um chapéu?

  1. Gostaria muito de fazer um curso de chapelaria. Acho lindo mulher de chapéu. Nosso pais com o sol tão forte deveríamos usar mais chapéus. Solange braga.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s