O encanto da Hermès

Visitar a Hermès é como pisar no mais tradicional solo do mercado de luxo atual. Afinal, é uma marca que tem muito controle sobre toda a obra prima utilizada em seus produtos, é muito exigente com a  qualidade do que faz e não se preocupa em seguir tendências. Eu diria que é um clássico atemporal, já que todos os produtos são feitos pra durar  uma vida inteira. O grupo do  curso que estou fazendo teve o prazer de ser recebido no setor de produção de lenços da Hermès para uma explicação completa de como acontece o processo, desde a criação do design de um lenço até seu encaminhamento pras lojas. Foi fantástico, principalmente pelo fato de eu ter, até então, pouco conhecimento da industria têxtil.

Hermès

Atualmente, a Hermès trabalha com 40 designer que desenvolvem os desenhos para os lenços e estes podem ser aplicados em todos ou somente um dos tamanhos com os quais a marca trabalha. O desenho nunca é alterado, mas a Hermès possui coloristas que criam as cartelas de cores de cada coleção. Aí sim, a marca utiliza o direito de alterar todas as cores do desenho caso ache necessário, já que essa combinação é de fundamental importância porque são somente elas que aparecem quando um lenço é usado dobrado ou amarrado.

Grande parte dos fios naturais de seda usados para produzir os foulards da Hermès vem do Brasil, como eu já tinha comentado antes. Na França, eles são transformados em fios propriamente ditos e depois em tecido. Na fábrica, que fica na região metropolitana de Lyon, os lenços recebem a serigrafia, os banhos de tratamento das cores e do tecido e são selecionados pelo controle de qualidade. Depois disso seguem para costureiras que cortam e finalizam as extremidades dos lenços e depois volta para a fábrica para uma última passagem pelo controle de qualidade e aí sim são encaminhados para as lojas.

Hermès

É claro que na visita de duas horas ficamos sabendo de muito mais detalhes, mas contar tudo aqui não faria jus a todo o encanto que a marca instiga. Infelizmente ninguém saiu de lá com um lenço ou uma Kelly de brinde :/

7 comentários sobre “O encanto da Hermès

  1. Rô!
    Estou amando passear pela França contigo e conhecer um pouquinho mais de moda.
    Aquele lance do bicho-da-seda, por exemplo, no outro post, foi super novidade pra mim 🙂

    Curtir

Deixe um comentário